Ajuda? (16) 16 99989.2616

Preocupação
com pessoas

Diferentes exames realizados para contribuir para uma vida ainda mais saudável!

Exames

Todas as áreas de exames.

No Laborial Laboratórios, estamos comprometidos em oferecer uma ampla gama de serviços de saúde com precisão, qualidade e cuidado.

A área de Bioquímica concentra-se na análise de substâncias químicas no sangue e urina. Esses exames ajudam a avaliar a função dos órgãos e sistemas do corpo, como função renal, hepática e metabólica.

Os exames hematológicos analisam células sanguíneas, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. São essenciais para diagnosticar anemias, distúrbios de coagulação e outras condições relacionadas ao sangue.

A Imunologia estuda o sistema imunológico do corpo. Os exames nesta área avaliam a resposta imunológica, anticorpos, alergias e outras condições relacionadas à imunidade.

Essa área se concentra na identificação de microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. Os exames microbiológicos são vitais para diagnosticar infecções.

Exames hormonais avaliam os níveis hormonais no organismo, auxiliando no diagnóstico e monitoramento de distúrbios endócrinos, problemas de fertilidade, entre outros.

Os exames de Parasitologia identificam parasitas no corpo humano, como vermes e protozoários, ajudando no diagnóstico e tratamento de doenças parasitárias.

Esses exames detectam a presença de substâncias tóxicas no corpo, sendo úteis em casos de intoxicação ou monitoramento de consumo de drogas ilícitas.

Os testes para Covid-19 são essenciais para diagnóstico, monitoramento e controle da propagação do vírus. Incluem testes de PCR, sorológicos e de antígeno.

A urinálise examina a urina para identificar problemas renais, infecções do trato urinário e outras condições de saúde por meio da análise química e microscópica da urina.

Essa área estuda alterações e doenças nos tecidos e órgãos do corpo humano. Os exames anatomopatológicos ajudam no diagnóstico de câncer e outras condições.

O espermograma analisa características do esperma, sendo fundamental na avaliação da fertilidade masculina e diagnóstico de possíveis problemas de concepção.

A Citologia Oncótica estuda células do corpo para identificar alterações pré-cancerosas ou cancerosas, auxiliando no diagnóstico precoce do câncer.

O exame de Sexagem Fetal determina o sexo do bebê durante a gravidez por meio da análise de amostras de sangue materno.

Os exames de Medicina do Trabalho avaliam a saúde dos trabalhadores, ajudando a prevenir doenças ocupacionais e garantir um ambiente de trabalho saudável.

Os exames de DNA analisam a estrutura genética do indivíduo, sendo utilizados para identificação de paternidade, estudos genealógicos, entre outros propósitos.

Orientações para exames

Clique sobre o tipo de exame desejado para saber mais informações:

Laborial WhatsApp
Enviar WhatsApp

» Exames de sangue

Hemograma : não é necessário jejum

BHCG: não é necessário jejum

Colesterol Total e Triglicérides: jejum obrigatório de 12 horas

Demais exames : jejum de 8 horas

PSA:     Jejum de 8 horas. Deve-se aguardar:

1) 3 dias após ultra-som trans-retal ou toque retal

2) 24 horas após exercícios pesados e de forma especial o ciclismo;

3) 24 horas após ejaculação (relação sexual ou masturbação);

4) 30 dias após biopsia ou massagem prostática.

5) Em caso de cirurgia para retirada parcial ou total da próstata, informar a data da realização da cirurgia

 Curva Glicêmica:  

O paciente deve manter dieta normal contendo hidratos de carbono sem restrições com no mínimo de 150 g de carboidratos nos três dias que antecedem ao teste, sendo indicada atividade física normal neste período;

No dia do exame o paciente deve comparecer ao Laboratório Acil as 7:00 horas, em jejum de 8 a 14 horas (nem mais e nem menos), sendo livre a ingestão de água;

A realização do exame ocorre em cerca de 3 horas sendo que, durante todo este período, o paciente deverá permanecer de repouso no Laboratório Acil;

Não ingerir bebida alcoólica no dia que antecede o exame e não fumar durante a realização do mesmo;

Será dosada a glicose de jejum. A realização da Curva glicêmica dependerá deste resultado.

 

HIV : Os procedimentos que envolvem a realização do exame Sorologia para HIV, estão regulamentados e padronizados pela Portaria SVS/MS nº 151 (MINISTERIO DA SAUDE) de forma que o(a) Senhor(a) deverá ser aconselhado antes da realização do exame nos seguintes aspectos :

1) Poderá ser necessária a coleta de mais de uma amostra de sangue, caso isto aconteça o(a) Senhor(a) será comunicado para comparecer ao laboratório.

2) As coleta(s) de amostra(s) que forem necessárias, serão realizadas somente mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de habilitação) e constarão como novos exames ou seja, deverão ser realizados mediante acerto de acordo com o convênio realizado.

3) O(s) laudo(s) será(ão) liberado(s) somente após a conclusão das etapas de realização do exame previstas no Anexo III da referida Portaria e não é permitida a liberação parcial de laudos antes da finalização do processo.

4) Não existem testes laboratoriais que apresentem 100% de sensibilidade e 100% de especificidade. Em decorrência disso, resultados falso-negativos, falso-positivos, indeterminados ou discrepantes entre os testes distintos podem ocorrer na rotina do laboratório clínico.

5) O resultado laboratorial indica o estado sorológico do indivíduo e deve ser associado à historia clínica e/ou epidemiológica do indivíduo, ou seja, nenhuma conclusão poderá ser feita a partir exclusivamente de um único resultado de exame.

» Exames de Fezes

»   EXAME PARASITOLOGICO:
1. Coletar as fezes inicialmente em local seco e limpo, sem misturar com urina;
2. Transferir com o auxílio de uma espátula uma porção pequena, do início, meio e final das fezes, no frasco fornecido pelo Laboratório Laborial ou comprado em farmácias, não devendo encher em demasiado o frasco;

 Obs.: No caso do paciente que possui o hábito de evacuação à tarde ou à noite, deve seguir as instruções acima, devendo o frasco ser embrulhado em plástico e conservado na geladeira até a hora da entrega, no dia seguinte pela manhã.       

»   EXAME PARA COPROCULTURA
 

  1. Coletar as fezes inicialmente em local seco e limpo, sem misturar com urina;
    2.     Transferir com as fezes com o auxílio de uma espátula de plástico para o frasco fornecido pelo Laboratório Laborial colocar uma porção de fezes com aparência suspeita, como muco, sangue;
    3. Se as fezes forem diarreicas coleta-la diretamente no frasco, sem que ocorra extravasamento;
    4. Tampar bem o frasco para não ocorrer vazamento;
    5. Trazer ao Laboratório Laborial num prazo máximo de 2 horas;

Obs.: As fezes devem ser colhidas no início da doença diarreica e antes de qualquer tratamento.

»   EXAME PARA PESQUISA DE SANGUE OCULTO


  1. As amostras não devem ser coletadas durante o período menstrual.
    2.     Amostras de pacientes que sofram de hemorroidas, hemorragias ou que apresentam sangue na urina podem originar resultados inconsistentes.
    3.     Não usar medicamentos irritantes da mucosa gástrica (anti-inflamatórios, corticoides ou a base de ferro e vitamina C).
    4.     Bebidas alcoólicas quando ingeridas em excesso também podem causar irritação gastrointestinal e consequentemente acusar hemorragia oculta. Logo, estas substâncias não devem ser ingeridas por pelo menos 72 horas antes da realização do teste.

Não é necessária nenhuma restrição alimentar para realizar o exame

 

Procedimento básico para coleta da amostra:
 

1) Utilizar um recipiente limpo, seco, de boca larga e que contenha tampa.

2) Colher fezes tomando cuidado para não contaminar a amostra com a urina ou com a água do vaso sanitário. Usando uma pazinha, colher uma porção de fezes suficiente para preencher pelo menos a metade do recipiente. Caso observe presença de muco ou sangue, colha também uma porção neste local das fezes, estes achados são muito importantes para a análise.

3) Tampar bem o frasco e identificar com seu nome completo e encaminhar ao laboratório.

» Exames de Urina

EAS – Urina rotina

  1. Colher a 1ª urina da manhã de preferência ou com no mínimo de 2 horas após a última micção;
  2. Desprezar o início da urina (1º jato) no vaso sanitário, em interromper a micção coletar o jato médio da urina (2º jato) diretamente no frasco fornecido pelo Laboratório Laborial e terminar a micção no vaso sanitário.
  3. Enviar ao Laboratório Laborial no máximo 2 horas após a coleta.

Obs1.: Não utilizar frasco esterilizado em casa.

Obs2.: Mulheres devem fazer uma higiene íntima antes da coleta de urina, e evitar colher a urina no período menstrual. A mesma deve ser colhida 5 dias antes ou 5 dias após este período. Mas em casos de urgência a coleta deve ser realizada,  após a higiene íntima ,um tampão de algodão deverá tampar a entrada da vaginal para evitar contaminação do fluxo menstrual e proceder à coleta como descrito  no item 2.

Em crianças que não utilizam fraudas os procedimentos são iguais aos adultos, em bebes ou crianças que utilizam fraudas, o procedimento é realizado somente no Laboratório Laborial.


Cultura de Urina

  » Coleta Masculina:

1. O paciente deverá colher a 1ª urina da manhã ou com no mínimo de 2 horas após a última micção;

2. A coleta deve ser realizada em frasco estéril próprio (fornecido pelo Laboratório Laborial)

3. A coleta deve ser precedida de rigorosa limpeza dos genitais. Essa limpeza deve ser realizada pelo próprio paciente seguindo as instruções:

           – Lavar bem as mãos com água e sabão e enxugar com toalha;

– Lavar a região genital com água e sabão, repetir esse procedimento por 3 vezes.

– Enxugar em seguida com toalha limpa.

– Abrir o frasco, iniciar urinando no vaso sanitário (desprezar o 1º jato), colher o jato médio no frasco (2º jato) e terminar urinando no vaso sanitário.

– Tampar o frasco imediatamente e bem fechado para não ocorrer vazamento;

– Colocar o frasco tampado na pia e lavar as mãos novamente.

– Trazer ao laboratório o frasco com a amostra no máximo até 2 horas após a coleta.

  » Coleta Feminina:


1. A paciente deverá colher a 1ª urina da manhã ou com no mínimo de 2 horas após a última micção.

  1. A coleta deve ser realizada em frasco estéril próprio. (fornecido pelo Laboratório Laborial).
  2. A coleta deve ser precedida de rigorosa limpeza dos genitais. Essa limpeza deverá ser realizada pela própria paciente seguindo as instruções:          

            A- Lavar bem as mãos com água e sabão e enxugar com toalha;

            B- Lavar a região genital com água e sabão no sentido de frente  para  trás, repetir esse procedimento 3 vezes.

           C- Enxugar em seguida com toalha limpa no mesmo sentido de frente para trás.

           D- No ato da coleta deve-se, com uma das mãos, separar os grandes lábios de forma que a urina a ser coletada não encoste à pele (este procedimento é de fundamental importância para evitar contaminação da urina por bactérias presente na pele).

           E- Iniciar urinando no vaso sanitário (desprezar o 1º jato), sem interrupção colher o 2º jato (jato médio) no frasco e terminar urinando no vaso sanitário.

           F- Tampar imediatamente o frasco de forma correta para não haver vazamento;

           G- Colocar o frasco tampado na pia.

           H- Lavar as mãos novamente.

           I-  Entregar ao laboratório o frasco com a amostra no máximo até 2 horas após a coleta.

  1. Evitar coletar urina no período menstrual. A mesma deve ser colhida, 5 dias antes ou 5 dias após este período. Mas em casos de urgência a coleta deve ser realizada, procedendo da mesma maneira até o item D. Um tampão de algodão deverá tampar a entrada da vaginal para evitar contaminação do fluxo menstrual e continuar o procedimento a partir doitem E.

 

Urina de 24 horas

1. Ao acordar pela manhã, esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. A partir daí, colher rigorosamente todas as micções (inclusive à noite e as urinas antes do banho e antes de evacuar) e não apenas uma parte e colocá-las no mesmo frasco. Caso aconteça de esquecer, colher alguma micção, interromper a coleta e iniciá-la novamente no dia seguinte. Colher toda micção e também, integralmente, a primeira micção do dia seguinte, no mesmo horário em que jogou fora a do dia anterior.

2. Os volumes deverão ser coletados rigorosamente, sem nenhuma perda de material.

3. Para urina de 24 horas com conservante, este deverá ser adicionado ao frasco no início da coleta.

4. O paciente não deve ingerir bebida alcoólica durante o período de coleta do material.

5. Evitar excesso de líquidos no dia da coleta. Pode haver ingestão normal de líquido, sem exageros, porque os grandes volumes dificultam estas determinações.

6. O paciente deverá encaminhar ao Laboratório Laborial logo após o término da coleta, tendo anotado o horário e data de início e de término da mesma.

7. É fundamental que seja entregue ao Laboratório Laborial toda a amostra da urina de 24 horas. Qualquer erro nesta coleta implicará em erros nos resultados.

Obs.: Evitar coletar nos finais de semana, para que não ocorram alterações provocadas pelas mudanças de hábitos dos finais de semana.

  Relacionar o uso de medicamento em caso da impossibilidade de suspensão.

  Sugerimos que as urinas devam ser coletadas em frasco plástico liso, tipo água mineral SEM GÁS. Não usar recipientes de refrigerante, medicamentos, etc, pois poderá ocasionar contaminações na urina.

» Espermograma

  1. O paciente deve estar em abstinência sexual de 3 a 5 dias (sem relação sexual ou masturbação);
    2. Não se deve usar nenhum tipo de lubrificante. Não é recomendada a coleta após o coito interrompido, não é permitido o uso de preservativo;
    3. É recomendável urinar antes da coleta de esperma (líquido seminal);
    4. A coleta deverá ser realizada somente por masturbação;
    5. Colher toda amostra diretamente no frasco fornecido pelo Laboratório Laborial.

6. Agendar o dia da realização do exame.